domingo, 2 de outubro de 2011

Havaneando

Ontem, 01/10/2011, o Butiquim da Carne organizou um evento singular para o espaço: a inauguração de uma exposição de fotos, do fotógrafo Hector Falcón Rodríguez.

Havaneando é o nome sugerido pelo autor. É um conceito, um olhar nostálgico, quase decadente, de uma cidade perdida num tempo velho, ou talvez saída de um velho tempo, a qual viveu dias de esplendor e hoje perpetua o passado, para assombro e admiração de muitos e também, para pesar de muitos.

Uma interessante, cuidadosa e sutil passagem pelas suas tradicionais ruas, mostrando ademais o melhor que elas têm: os seus moradores e visitantes.

Um presente com muito amor.

Por uns instantes, parecia que a alegria do momento estaria comprometida. Foi quando o meu amigo, o fotógrafo, aproximou-se e me confessou que teria sido muito bom, se a família dele estivesse presente, compartilhando com todos e junto a ele. Um ar de tristeza.

Este é um dos preços da emigração, mas para quem já teve que lidar com a saudade e virar mestre na arte de procurar saídas, aquilo foi uma inevitável fraqueza, que conseguiu resolver de maneira muito curiosa. Numa área da exposição, que bem que poderia se chamar de álbum de família, apareciam todos os seres queridos, aqueles que a distância e as leis impostas pelos humanos não conseguem ter por perto, sempre ou quando se quer e até aqueles que, infelizmente,  só podem ser vistos em imagens.

Havana: uma cidade onde até as esquinas são diferentes, de tudo o que alguém possa ter imaginado.

Com Havaneando me senti, como se estivesse caminhando, andando pela própria Havana, a cidade que me viu crescer, a cidade abandonada, a cidade que abandonei, porque nela também me senti abandonado.

Venha conhecer esta maravilha, vista e criada pela lente do fotógrafo, que morreu de dor com cada flash e que renasceu com a impressão, de cada uma das fotos.

Muito obrigado amigo. Sucesso em tua caminhada.

3 comentários:

  1. Bom finalmente consegui me logar para poder comentar, eu não escrevo lindo como vc mais o faço de coração. Para mim essa primeira experiência me deixou com o vicio de quero mais e é assim que vou fazer, tem ainda muitas pessoas que não conseguiram ir naquele dia por isso outras oportunidades virão, eu fiquei muito Feliz de poder estar contribuindo para o sucesso do restaurante e de seus administradores e no meu próprio para falar a verdade por ser uma primeira "expo solo" fiquei nas nuvens e gostei de mais da experiência, sei que outras viirão mais o primeiro amor a gente nunca esquece. Obrigado Lino e Maria por me proporcionar esses momentos de Alegria.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, um cenário diferente ! Ora bucólico, ora constrangedor; ora triste e melancólico, ora magnifíco e encantador! Fiquei deveras feliz em poder assistir o crescimento desse fotógrafo, grande amigo que vi chegar ao Brasil, e hoje se tornar um expoente na arte de falar pela luz. Havaneando é um retrato duro e por vezes instigante da vida na ilha caribenha. E por ser a exposição retratada em um ambiente cubano, os amigos do autor, Lino e Maria , nos brindaram com um pouquinho de suas raízes, sua cultura, suas vivências e seus mais íntimos sentimentos. Obrigado Héctor pela viagem interpessoal, e obrigado a Lino e Maria, pela oportunidade aberta ao talento do autor. PARABÉNS a todos voces !

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Héctor pela luz que trouxe ao nosso restaurante com a tua exposição e os visitantes. Ajudar aos amigos, é sempre um prazer para nós.
    Obrigado "anônimo" pelas tuas lindas e gentis palavras. Espero te ver em outras oportunidades. O dia da inauguração da exposição foi bem corrido e não consegui dar atenção a todos. Aparece mais.
    Transmito o sentir da Maria também.
    Abraços.

    ResponderExcluir