domingo, 17 de julho de 2011

Crônica: Testemunho de um cadeirante.

Quase todos os dias ao sair do serviço, passo por uma esquina, onde invariavelmente encontro com o meu companheiro de sinal, o meu colega de engarrafamentos, um jovem que domina com agilidade uma cadeira de rodas e que a olho nu está desprovido das duas pernas.

Pela complexão física, dá para perceber que não há muito tempo que está nesta condição, além de não apresentar visíveis malformações.

Com freqüência compro dele balas, confesso que sou viciado por elas, mesmo sem compreender a minha fixação, chegando ao ponto de quase sentir abstinência, quando me faltam.

Às vezes troco umas palavras para preencher o tempo, outras são simples olhares de cumplicidade com o tédio do trânsito.

Um dia precisei estacionar perto da esquina onde ganha o seu sustento, pois necessitava entrar numa loja próxima do lugar e ele aproveitou, se aproximou e conversou um pouco comigo, sobre questões triviais, evidentemente querendo ampliar a rotineira relação dos instantes que geralmente fico no semáforo e entre uma coisa e outra lhe perguntei se fazia muito tempo que ficava na cadeira de rodas, ao tempo que elogiei as habilidades que possui na condução, assim como a gentileza e o bom comportamento que sempre mostra para todos naquela esquina.

Ele me respondeu:

- Com a pressa no trânsito, eu não ganhei muito tempo, ganhei muitas multas. Por perder, perdi várias apostas, porque fazia rachas. Perdi quase uma das maiores apostas que os seres humanos temos que são nascer e preservar a vida. Esta última quase que a perdi, só que dessa vez, Deus foi benévolo comigo e perdi somente as pernas. Até parece que foi somente as pernas que perdi. Perdi a minha liberdade de ir e vir, de ser normal como quase todos, mas mesmo assim eu decidi na medida do possível, manter a vida mais ou menos como era antes, tentando pagar algumas coisas para mim, como a parte do aluguel que divido com um colega.

- Hoje, ainda que tarde, reconheço que de nada adiantava querer andar tão de pressa, se em definitiva, os lugares para onde eu ia, ficavam parados e até os meus dias ficaram parados por muito tempo, onde nada acontecia, naquela cama, naquele quarto.

- Durante alguns anos procurei emprego dentro daquelas oportunidades de “caridade” que certas instituições oferecem para deficientes físicos, mas não deu certo. A rua, a esquina, foi quem me ouviu, mesmo assim até hoje não consigo deixar de sentir esta sensação absurda de humilhação misturada com uma dose de orgulho, que muitos não entenderão e que não perderia tempo em explicar. Só a esquina me deu amparo.


- Quer saber de uma coisa? Eu não reclamo, nem sinto que estou pagando pelos meus erros. Foi a parte que me tocou e vou literalmente rodando para cima e para baixo. Já me perguntei o que teria sido da minha vida se nada disto tivesse acontecido e a resposta que encontro é sempre a mesma: diferente, mas sem a noção de provavelmente ter sido melhor ou até pior.

Ele vende balas de abnegação, panos de chão empapados em espírito de sacrifício, ele é educado com austeridade. Eu nunca o vi sorrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário