sábado, 26 de fevereiro de 2011

Artigo: A propósito dos Prêmios Oscar.

Uma ligeira reflexão sobre os rumos do cinema nacional desde a ótica de um simples espectador.

Não é uma crítica, pois não sou crítico de nada.

É uma opinião, e opiniões, opiniões são.

http://www.paralerepensar.com.br/paralerepensar/texto.php?id_publicacao=17013

Aproveito a ocasião de estarmos no mês do cinema, próximos a acompanhar a entrega anual dos prêmios Oscar, a maior consagração mundial no universo da sétima arte, para fazer uma pequena reflexão sobre o cinema nacional.

Em se falando deste tema, haveria inúmeras arestas para tratar e logicamente eu não as abordarei todas, por duas simples razões: não sou expert no assunto, ou seja, não sou um crítico profissional de cinema e, além disso, há tantos aspectos a considerar que esta crônica tornar-se-ia interminável.

Estou falando com as preocupações e dilemas de um espectador comum, que pensa, analisa e também vai ao cinema, para pensar, analisar, descobrir e aprender.

Centrarei inicialmente no referente aos temas assumidos pela nossa cinematografia. 

Uma vez mais acudimos aos anti-heróis como tema principal, em qualidade de cartas de triunfo de bilheteria. Paradoxalmente como emblema para atrair a atenção ao evento mundial, na semana do cinema, é escolhido ou coincide propositalmente com o lançamento da “esperada” e “cativante” história de Bruna Surfistinha, personagem que a semelhança do Bandido da Luz Vermelha, Madame Satão, o Dado, o Nascimento, etc., não deixam de ser populares fazendo parte da memória e do acervo cultural da nação, mas o tratamento e a insistência em recorrer subliminarmente aos mesmos caminhos, é o que o torna no mínimo preocupante. Até agora me pergunto, o que poderia me aportar a avalanche deste tipo de filmes?

Muitos justificariam dizendo que o Brasil é isso, o reino dos malvados, dos vigaristas e aproveitadores o paraíso dos malandros, dos oportunistas, de todos estes personagens em certa medida detestáveis e que conseguiram notoriedade. Eu digo mais, o Brasil é também isso, mas não é somente esse. Há infinidade de exemplos que induzem à bondade, que demonstram a nossa diversidade e a verdadeira boa essência da estirpe brasileira, independentemente da origem, da raça, da cor e que mereceriam um espaço maior na mídia e por que não, no cinema também.

Recentemente foi exibido pela TV a cabo um lindo filme sobre um Contador de Histórias brasileiro que foi adotado por estrangeiros, posteriormente levado para fora do país e que depois retorna ao Brasil, quase que para saldar a sua dívida com o seu passado e suas origens. 

Não é para fazer uma apologia dos fazedores de caridade, senão para apresentar para o povo, exemplos de pessoas comuns e próximas da gente, que dão uma lição de vida, de valores dignos de serem imitados, seguidos ou ao menos considerados na dimensão que merecem. Que demonstram que a riqueza moral, espiritual e até material sai da dedicação, do esforço, do trabalho e não necessariamente da sorte, da expertise, nem da malversação inerente não só aos políticos.

Teve outros exemplos contemporâneos de filmes que mostraram a vida de boas pessoas, como, por exemplo, o não tão bem sucedido sobre a "lenda" de Chico Xavier. Novamente o Talão de Aquiles marcou presença, o desencontro entre realização e produção, com outras pitadinhas infelizes como o roteiro.

Havendo introduzido já o tema, saliento que outro aspecto no qual temos avançado substancialmente, mas ainda ficamos a dever bastante, do mais conceituado no mundo nesta ordem, é na realização, na materialização do roteiro.

Boas idéias perdem-se na prática. 

Neste mesmo ano estão concorrendo para melhores filmes, atuações e roteiros, histórias centradas em pessoas do bem, com seus defeitos e virtudes, humanos, mas a finalidade e o objetivo que perseguem nas suas vidas é admirável, chamam a atenção pelo espírito de luta dos protagonistas e das vidas paralelas, atuando como oportunos coadjuvantes do eixo principal do que está sendo contado. Em outras palavras, além de cultura é ensinamento, não há banalidade do crime pelo crime, do abuso pelo abuso, do excesso pelo excesso, ou será que o nosso dia-a-dia transcorre também nestes tristes marcos?

Lembro agora do filme Parada 174, realmente impressiona pelas atuações de “garotos” revelados histrionicamente superiores e prontos para desafios maiores, uma seqüência ao meu modesto entender bem alinhavada e que passa a mensagem de maneira clara, aberta e até sutil, mas ao tempo que conta o derradeiro do marginal e que tenta explicar os motivos que o levaram até esse ponto, a história poderia ter sido enriquecida, fazendo um paralelo da vida da vítima do ônibus, para aproximar e sensibilizar mais a população sobre a luta contra o crime, a marginalidade, pelo fortalecimento das estruturas da sociedade, da família, sobre a responsabilidade de todos e do estado principalmente para com os seus cidadãos.

“Lula: O filho do Brasil” é uma história, um exemplo de realização que poderia ter movimentado multidões ao redor do mundo, estava no momento idôneo - pese as divergências de aceitação da sua figura, já que unanimidades não existem -, se este mesmo roteiro tivesse caído nas mãos dos mestres mundiais (muitos deles radicados nos EEUU). Teriam criado um megamelodramão, estimulador de rios de lágrimas em todos os cantos da terra e a contundência do positivo, alcançaria dimensões consideráveis. Seria talvez um filme mais arriscado, verdadeiro e real e trataria certos assuntos com um grau maior de credibilidade, sem medos, sem compromissos. No afã de fazer o país aparecer positivamente, fosse um gancho e tanto.

Pior ainda ao meu entender, foi o fato de ter privado de concorrer à briga pela estatueta de Melhor Filme Estrangeiro a outros representantes do cinema nacional, mais decorosos, dignos, merecedores e tecnicamente falando, infinitamente superiores, mas neste caso falou mais alto quem não deveria. A eterna luta entre a razão e o coração.

Cada coisa no seu devido lugar. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Sábias palavras.

Diga-se de passagem, que um filme para ser bom, excelente, não tem que ser necessariamente fabricado pelos Estados Unidos. Há sobrados exemplos de maravilhas cinematográficas canadenses, argentinas, holandesas, chinesas, espanholas, indianas, francesas,iranianas, peruanas, russas, ... e até brasileiras.

Como de costume, o meu objetivo não é o de me explicar, o que é muito mais difícil do que tentar confundir, mas eu não pretendo nem um nem outro, é somente uma reflexão para com a vontade e a sede de ver nas telas das nossas salas, histórias comoventes, que me elevem a planos superiores, que me revelem mundos e vidas lindas, interessantes, que me façam sentir orgulho dos meus conterrâneos, me ver retratado, refletido e que por cima de tudo, sejam histórias bem contadas.

Não perco as esperanças. Não acredito no ditado de que eram verdes e cabrito comeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário