terça-feira, 11 de março de 2014

Para os meus ex-alunos. Para os meus futuros alunos.

Resgatei este e-mail, que na ocasião enviei para um excelente aluno: Ricardo Neves, que estaria se transferindo para outra cidade, por causa de uma nova e supostamente boa oportunidade de trabalho.

A propósito: Por onde andarás?

Isto foi escrito acho que em 2009 e me parece que o acabei de escrever.

Caro Ricardo,

Tudo bem com você?

Já começou a nova fase da tua vida, incluindo a transferência de localidade?

Desejo-te muito boa sorte.

Quero aproveitar a felicidade de ter o teu contato para que sirva de disseminador do conteúdo das palavras que seguem, para toda a turma da pos adm 24. Preciso me comunicar com todos.

Desde já grato e grande abraço.

Caros alunos,
Gostaria de manifestar-lhes a grande satisfação que me proporcionou trabalhar com vocês.
Toda vez que concluo um módulo, como aconteceu nesta oportunidade e consigo constatar o grau da assimilação do conteúdo passado durante os nossos encontros, sinto o inigualável prazer do dever cumprido e mais quando na sala a composição profissional é tão heterogênea.
Sou muito grato também pelas palavras que alguns me disseram durante as aulas e outros as verteram na folha de avaliação final do curso. Por tudo o que aprendi com vocês, pelas críticas também.
O meu compromisso com a qualidade do ensino é sublime e junto com ele, a minha convicção de que mais do que um professor, sou um educador, um formador e que a minha tarefa não acaba na sala de aulas, senão que devo fazer o meu melhor para ajudar a viver e crescer aos meus alunos.
Queria chamar a atenção para uma opinião que foi expressa numa avaliação e é com relação a um aluno, que realmente não é interesse meu e acredito não deve ser de ninguém saber quem foi o autor, porque cada um é livre de pensar e expor as suas ideias, com relação aos chamados que fiz para estimular a participação de todos durante as aulas, preservando o respeito e o direito de cada um de errar e acertar e de que todos estavam na sala para aprender, inclusive eu.
Em primeiro lugar, este é um princípio estipulado pela instituição.
Em seguida, tenho certeza de ter sido muito cuidadoso ao solicitar a intervenção de todos e o fiz em condições de extrema informalidade com o intuito de não ferir susceptibilidades.
Fiquei surpreso quando li que alguém alegava que eu fui muito insistente neste item e que por momentos o encarou como um ato de assédio moral.
Peço infinitas desculpas se alguém o recebeu desta forma, não foi a minha intenção mesmo que este seja o resultado.
Não tenho registros na minha memória de ter humilhado nunca ninguém. Ajo sob o princípio de não lutar contra ninguém, de não fazer mal a ninguém e de aproveitar o meu precioso tempo em lutar por mim e os meus, por enriquecer espiritualmente a minha pessoa e isto tento passá-lo para os que me rodeiam.
Acredito que faz bem para cada um, saber que não é mais um rosto na multidão, sem voz e sem critério. Todos devemos e temos que ter direito a sermos ouvidos e escutados e as pessoas têm a obrigação de respeitar as opiniões de cada um, mas se não são expressas, não haverá como tê-las em consideração.
Eu só queria colocar um pequeno grão de areia na árdua tarefa de elevar a autoestima de cada um de vocês, de não pedirem licença para irem à luta.
Os extremos e os excessos não conduzem a bons resultados.
Reitero que não se devem interessar por saber quem escreveu a citada opinião. Pode ter sido tanto uma pessoa que nunca participou ou qualquer outra que tomou as dores de alguém. Eu só me pergunto quais dores?, mas eu também não tenho o direito de julgar o que cada um possa raciocinar.
Finalizo com uma mistura de MUITO OBRIGADO e DESCULPAS.
Sinceros abraços, inclusive para quem se sentiu lesado ou lesada.
Aos meus ex-alunos, para os meus eternos amigos.
 Lino

Um comentário:

  1. Como um ex-aluno seu (afinal, o que é o estágio, se não uma forma de ensino e aprendizado na prática), fico feliz em tê-lo tido como orientador profissional e mantê-lo como uma referência para a vida. Sua vontade e capacidade de transmitir conhecimentos é algo que certamente contribui muito para o crescimento de todos que têm contato contigo. Como aprendi mais tarde, conhecimento é algo que só tem valor quanto está em movimento - sendo partilhado e aplicado para algo bom. Um abraço, Daniel

    ResponderExcluir