sábado, 23 de outubro de 2010

Foto: Bruxelas. Bruggs. Bélgica.

Quando as pessoas viajam, geralmente procuram se informar, para saber quais são os lugares de interesse turísticos ou importantes da cidade, para visitá-los e se levar uma idéia do mais representativo do lugar.

Sempre digo que para mim, nenhuma experiência supera a de apreciar o comportamento da sua gente, o contato com elas (quando é possível), os costumes assim como as obras que simbolizam a região.

Num momento determinado nos perguntamos se alguém conhecia ou tinha ouvido falar de alguma coisa legal em Bruxelas e eu sabia do Atomium, mas para não entrar em detalhes e cansar com as explicações, comentei que era uma estrutura gigantesca cheia das bolas. Todos riram, mas ficou a curiosidade por conhecê-lo.

Eis aqui o lugar conhecido por alguns como o monumento ao átomo e por muitos outros como o monumento à molécula, mas com certeza se você se referir a esta obra como o monumento das bolas, todo o mundo saberá para onde você quer ir.


Aqui também tem esses comuns ônibus de dois andares para turista ver, ou seja, para os turistas apreciarem num city tour, os lugares mais significativos do centro da cidade.

Nesta cidade acontecem eventos interessantes ao ar livre, como o famoso carnaval de rua, que em nada parece com as nossas manifestações, é mais expressão corporal e evoluções do que sonoras, mas o povo capricha e fica muito feliz, participando dos diferentes blocos.

Há um famoso festival de Jazz, com praças ao ar livre, onde já se apresentaram os mais famosos expoentes desta manifestação artística no mundo. Curiosamente, há várias afamadas cantoras brasileiras, - ilustres desconhecidas no nosso país -, fabulosas intérpretes de jazz e de outros estilos, que já subiram nestes palcos e costumam ser em dias a atração mais esperada. Todos lembram sempre as memoráveis incursões de Bebel Gilberto, por exemplo. Ainda bem que esta maravilha de voz nos é familiar.



Este é o lugar mais famoso da cidade, o Manneken Pis Fountain, o Menino Mijão. Uma singular fonte com um bonequinho, disposta entre estreitas ruas, onde os turistas se esbarram constantemente. Aqui bater uma foto sem companhia não desejada, é quase uma proeza. Praticamente o consegui, aliás, eu não, senão o colega que bateu a foto.

Neste dia, como nos outros, esteve chovendo, fazia frio e lembro que atravessamos a rua e disputamos uma mesa num dos restaurantes da redondeza para comer o prato típico de turistas e jovens na Europa: um sanduba grego ou quando mais um kebab.




Esta foto foi tomada na praça central da linda cidade de Bruggs, mais para a parte setentrional do país e conhecida por muitos como a Veneza do Norte, que também poderia ser Amsterdã ou St Petersburg, ou até algumas cidades da Suécia ou da Noruega.

É um formigueiro de turistas para apreciar a beleza dos seus passeios pelos canais, onde sempre te mostram a menor janela do mundo, que foi colocada numa construção de há vários séculos, suas imponentes igrejas de vários estilos e denominações e não poderia faltar a avalanche de souvenirs explorando a qualidade ímpar do chocolate belga. Trouxe para os meus filhos e para minha esposa (mesmo estando de regime, não se conteve perante a tentação, cá entre nós, por que as mulheres sempre estão de regime?) e disseram que era realmente diferente e gostoso aquele que ainda é feito de maneira artesanal e que não conquistou o mundo todo.

Aqui não se fala muito francês e a língua é complicada. Isto me faz lembrar de uma popular frase de Mano Brown, num dos seus raps, ele faz referência a pessoas de povos distantes, neste caso ele disse: “Chinês e australiano, fala feio e mora longe”.

Gente: fazia muito frio, ventava fortemente, aquele passeio pelos canais por momentos tornava-se um suplício com aquelas águas esfumaçadas.

Se forem até a Bélgica, não deixem de dar um pulinho por esta cidade. Com certeza os belgas não te deixaram ir sem antes visitar este precioso lugar, que os enche de orgulho.

Fui embora do país e só fiquei com uma pequena decepção, ninguém sabia nada sobre Hercule Poirot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário