terça-feira, 5 de outubro de 2010

Nasci com defeito – hoje sou problemático.

Tem um colega, que não cansava de apontar que eu tinha nascido com defeito, porque mesmo tendo uma saúde em sentido geral satisfatória, tenho alguns probleminhas congênitos e outros que foram adquiridos com o tempo, fundamentalmente com a velhice.

(Vou fazer um aparte. Já ouviram falar de Puticie, ou seja, Putaria na Velhice? Eu particularmente nunca a experimentei nem a conheço, mais os que apresentam sintomas desta situação, confirmam que é puro deleite, e viraram adeptos, viciados. Segundo falam, tudo o que vicia, tem o lado “bom” de causar prazer).

Voltando ao assunto.

Hoje, e desde faz aproximadamente 15 anos, o maior deles é a alergia extrema à lactose, já passei sustos demais e atualmente tomo todas as providências para evitar qualquer complicação, mas há situações contra as quais não consigo lutar porque não posso ter o controle.

Você vai a um restaurante e não sabe se os alimentos foram refogados com manteiga, se a faca usada para cortar o queijo não foi lavada e imediatamente depois corta-se o presunto, se a chapa onde foi servida uma porção gratinada foi lavada antes de servirem a porção sem gratinar que solicitei e a gordura se mistura com o soro do leito resultante do queijo derretido, se colocaram maionese, que alguém teve a infeliz idéia de incorporar leite na fórmula nos últimos tempos, porque até há pouco não era assim.

Cada dia o cerco se estreita mais, agora encontrar uma margarina sem ácido láctico é uma proeza.

Você vai a um restaurante, explica a situação, acham que é palhaçada, passam informação errada ou incompleta, com aquela crueldade implícita de que o que importa é vender e depois a sofrer as conseqüências.

Vai a uma lanchonete, padaria, etc., explica a situação, aparece uma daquelas meninas “sisudas” e irresponsável, que cataloga o teu o proceder como frescura (Frescura uma vírgula, sua FDP) e te engana ou ao menos acha que te engana e você vai outra vez a dar se mal.

Há dias e circunstâncias em que fico com medo de comer e me alimento só daquelas coisas, das quais estou um pouco cansado, mas graças a este leque reduzido de comidas é que sobrevivo.

O alergista indica que não tem cura para a minha doença e que da mesma forma que apareceu um dia, deverá sumir. Eu me pergunto quando? Será que ele quis dizer que seria o dia que eu morrer?

Existem vários remédios paliativos que sem informar os efeitos colaterais porque são desconhecidos, proporcionam-te um conforto provisório para um evento determinado e poder comer com limitações alguns doces, etc., mas após o efeito dos mesmos, só consegue evitar o choque anafilático, porque as outras reações aparecem mesmo que debilitadas.

Almejo comer uma fatia de bolo de chocolate com bastante sorvete de chocolate e por ai, tudo o que tem direito.

Aquelas engraçadinhas que falam que elas também não podem, porque engordam, não estou nem ai, eu gostaria de engordar e não consigo por questões de genética somado ao fato de que por esta limitação, as coisas que engordam, não consigo consumi-las. O meu problema não é estético sua anta, é prazer, é qualidade de vida. Sua neurótica obesa!

Isto é um desabado, porque confesso, estou cansado de ter que tomar tanto cuidado, de ter que me policiar, de comer com receio. Em outras palavras: eu sofro!

Curiosamente, fora do Brasil, tenho consumido em poucas quantidades leite e derivados e não passei mal. Há suspeitas que seja algum produto adicionado ao alimento do gado em território nacional, o que me provoca estas reações, mas eu moro aqui.

Às vezes tenho a impressão, de que se algum dia eu sarar deste problema, comeria tanto daquilo que me foi privado durante anos, que adoeceria irreversivelmente outra vez.

Para tudo, a gente procura alguma coisa que reconforte. Há problemas de saúde piores que o meu, devo agradecer a Deus porque só me tocou esta dose de desgraças, e que analisando bem no fundo, não é tão grave assim.

KKKKKK. Parece mentira ter escrito tudo o que até agora relatei. Acho que estou ficando maluco. Seria esta mais uma das seqüelas do não consumo de lactose, da intolerância à frutose, da falta de cálcio e a resposta do cérebro é a esquizofrenia?

Acho que fiz um descobrimento!

2 comentários:

  1. Lino, quando em restaurante, procure um bom "Garzon". Ele cuidará bem de você. No mais, leite de soja é bom dimais da conta. rsrs

    ResponderExcluir
  2. Seu "problemático" de uma figa!! rsrsrs

    ResponderExcluir